Buscar
  • Luminarea Indispensável Iluminação e Luminotécnica

Você sabe o que é Luminotécnica e para que ela serve?

Atualizado: Mar 11


Luminotécnica num Projeto de Iluminação é o estudo da aplicação de iluminação artificial tanto em espaços interiores como exteriores.

Sabendo disso, vamos a explicação mais pratica sobre o que é a Luminotécnica em seu dia a dia.


Já tentou ler no escuro?

Provavelmente sim e sem dúvida viu que é algo difícil, quando não impossível, de ser feito.

Essa sensação de não ter a visão é muito corriqueira em nosso dia a dia, ambientes de trabalho que mudam a intensidade da luz durante o dia, salas de estudo mal iluminadas e mesmo uma leitura no quarto com pouca (ou muita) iluminação trazem desconforto e consequências no funcionamento do cérebro e olhos.


A iluminação deve assegurar, além do conforto visual, a realização de tarefas de forma rápida e precisa. Mas para que isso seja possível, é preciso que alguns parâmetros sejam considerados, como:


· A escolha do nível de iluminância mantida;

· A adequada distribuição da luminância;

· A limitação do ofuscamento;

· A avaliação da manutenção;

· A avaliação da luz natural.


Esses parâmetros acima são utilizados em cálculos matemáticos para que sejam considerados os tipos de lâmpadas, tipos de luminárias, localização e consumo de energia elétrica em cada um dos ambientes de um projeto imobiliário, seja ele residencial, comercial ou corporativo.



Assim, praticamente qualquer coisa no ambiente irá influenciar no projeto de Luminotécnica.

As cores das paredes, cores, materiais e/ou texturas do chão, quantidade de janelas, claraboias, cor do teto entre outros fatores influenciam diretamente na forma como a onda luminosa incide em um ambiente.


Ambientes com chão ou paredes escuras, vão refletir menos luz e, portanto, vão necessitar de uma iluminação artificial mais forte ou uma área de iluminação natural maior.


Aplicações da Luminotécnica


A Luminotécnica pode ser aplicada no desenvolvimento de qualquer projeto arquitetônico de um ambiente, pois somente assim conseguirá proporcionar mais eficiência energética, diminuindo os custos necessários para iluminar um ambiente, bem como os custos de manutenção.

A Luminotécnica também ajuda na produtividade em ambientes de trabalho, já que seus cálculos e estratégia de distribuição de pontos de iluminação e de tipos de luminárias utilizadas melhoram as funções fisiológicas de seres humanos, garantindo um maior conforto visual no ambiente.

Outra aplicação da Luminotécnica é para melhorar o visual e beleza de um ambiente, assim como realçar o projeto arquitetônico que foi feito no ambiente, como por exemplo, destacar a textura de uma parede ou criar uma iluminação indireta que deixe um ambiente mais aconchegante.

A Luminarea é a única loja da região que conta com uma projetista pós-graduada em Luminotécnica para oferecer um suporte no desenvolvimento de projetos, seja para arquitetos ou consumidores finais, seja para projetos de iluminação residenciais, comerciais ou corporativos.


Venha conhecer nosso laboratório de Luminotécnica e entender de perto o que podemos desenvolver para ajudar o seu próximo projeto de iluminação ser mais eficiente na iluminação e no consumo de energia.


Esperamos que este conteúdo o ajude a facilitar a escolha da iluminação para a sua casa ou seu projeto. Clique aqui e preencha o formulário para acompanhar nossos posts e tenha mais dicas como estas e conheça as novidades do mundo da Luminotécnica e iluminação residencial, comercial ou corporativa.

Caso queira um atendimento para o seu projeto, clique aqui e fale conosco


Até breve...


Fonte: Athos Eletronics, Guia da Engenharia

Posts recentes

Ver tudo

LUMINAREA, INDISPENSÁVEL.

 

R. Antônio Miguel Pereira, 244 - Jd Faculdade - Sorocaba - São Paulo - Brasil - CEP 18030-250

Fone: (15) 3222 8646 - Whatsapp: (15) 97400 5814

E-mail: contato@luminarea.com.br

© 2020 por Luminarea, Indispensável.                                                                                                                                                By agenciaindbras.com