Buscar
  • Luminarea Indispensável Iluminação e Luminotécnica

Você sabe o que é IRC e para o que ele serve?

Atualizado: Jun 22


Foto: Banco de Imagens Luminarea


Existem alguns detalhes que devem ser analisados no momento de pensar a iluminação de um ambiente, na verdade, devem ser pensados de forma aliada ao design arquitetônico e decorativo do ambiente, pois o IRC interferirá diretamente na forma como as cores da iluminação agirão nos móveis, na decoração e nas cores das paredes....


E você sabe o que é o IRC?


Neste artigo falaremos um pouquinho sobre isso para que você possa tomar decisões estratégicas no momento de discutir a iluminação dos ambientes da sua casa junto ao seu arquiteto.


1- O que é IRC e para que ele serve?

As cores num ambiente fechado funcionam diretamente ligadas às lâmpadas que são usadas nesse ambiente, pois a reprodução de cores depende da temperatura da cor com que a luz é emitida pela lâmpada.


A cor de uma lâmpada é medida por uma escala chamada IRC (isso mesmo, esse IRC que começamos este artigo, e significa Índice de Reprodução de Cores). Quanto mais próximo este índice for ao IRC100 (referência de cor utilizada equivalente à luz solar), mais fielmente as cores serão vistas na decoração. Isto ocorre porque, na verdade, o que enxergamos é o reflexo da luz que ilumina os objetos, já que no escuro não vemos as cores.


As cores do arco íris são as refrações da luz junto às gotas d’água suspensas no ar, ou seja, a luz branca passa pela água e é separada em todas as suas frequências/temperaturas de cor.


A cor branca é formada pela soma de todas as frequências de cores do arco íris somadas e os pigmentos contidos nos objetos têm a capacidade de absorver determinadas cores e refletir outras. Com isso, a qualidade de reprodução das cores da lâmpada utilizada vai influir diretamente nas cores da decoração, alterando ou mantendo as cores escolhidas.


Por isso o IRC é fundamental para o projeto de iluminação de todos os ambientes de seu projeto, pois terá de ser adequado à função que cada cômodo terá.

Foto: Projeto ARK X4


2- Desvendando a sigla

IRC significa Índice de Reprodução de Cor. Na prática, o IRC é uma unidade de medida capaz de indicar o nível de fidelidade com que uma lâmpada permite que vejamos as cores.


As lâmpadas com IRC maior costumam preservar melhor as reais cores dos objetos ao iluminá-los, enquanto as com IRC menor podem causar alterações na visualização das cores.

Foto: Projeto ARK X4


3- Por que isso é importante?

O IRC deve ser levado em consideração na hora da escolha da lâmpada porque, dependendo da variação de cores causada pela lâmpada, o ambiente pode ficar com um aspecto muito diferente do planejado.


O tipo de atividade exercida no ambiente que se pretende iluminar também é determinante para sabermos se é necessário ou não que as cores desse espaço sejam completamente preservadas.


4- O que observar na hora da compra?

O IRC geralmente é indicado na embalagem da lâmpada, sendo classificado dentro de uma escala de 0 a 100.


Para quem busca uma iluminação em que as cores se mantenham próximas à sua tonalidade natural, o ideal é optar por lâmpadas com IRC entre 80 e 100.


Foto: Banco de imagens Luminarea


Nestes mais de 15 anos de atuação no mercado de iluminação residencial e iluminação comercial a Luminarea sempre inovou ao trazer um especialista pós graduado em Luminotécnica para o desenvolvimento de projetos de iluminação para seus clientes... Sejam eles arquitetos, designer de interiores ou projetos de iluminação residencial, comercial ou corporativo.


Por isso, caso queira ver mais algumas dicas de nossa equipe, clique aqui.


Agora, se quiser que um de nossos Especialistas em Iluminação desenvolva um projeto especial para você, CLIQUE AQUI e solicite um atendimento de nossa equipe.



Fonte: Equipe Luminarea Indispensável.

Posts recentes

Ver tudo