Buscar
  • Luminarea Indispensável Iluminação e Luminotécnica

Você conhece os tipos de Luminárias para os seus projetos e obras?

Atualizado: Mar 11


Foto: Arquivo Luminarea


Trouxemos um pequeno check list com os principais e uma orientação sobre como usá-los.

Um bom projeto de iluminação conta com o tipo de luminária correto para o ambiente projetado e se utilizado de forma correta, será capaz de fazer uma verdadeira transformação em um ambiente. Pode deixá-lo mais aconchegante, ajudar a destacar detalhes da decoração e até fazer com que o espaço se torne mais funcional.


Mas como saber quais luminárias usar e como usá-las?


Essa é a ideia deste post... Com um conteúdo rápido, tentaremos tirar essas dúvida mostrando alguns dos tipos mais utilizados e explicar suas funções, pois será de grande ajuda para quem deseja inserir luminárias na decoração. Então, se esse é o seu caso, continue com a gente e confira!


Alguns tipos de luminárias e seus usos:


· Lustre

Foto: Projeto de Iluminação: Arquiteta Tuane Lopez

  • O lustre é um dos tipos mais tradicionais de luminárias e também um dos mais antigos, porém, não é por isso que ele está em decadência ou sem tecnologia ou design. Embora lustres rebuscados e com design alinhado com aqueles casarões antigos ainda existam, hoje em dia é possível encontrar diversos tipos, modelos e materiais que fazem do lustre uma grande jogada para um ambiente moderno e envolvente. E uma coisa devemos salientar, o lustre NÃO É um tipo de luminária que passa despercebida, por isso, se for utiliza-la, pense na decoração do ambiente como um todo, já que o lustre será um dos destaques de qualquer ambiente. Uma dica de uso é na sala de jantar, porém, tenha certeza de escolher o design e o tamanho que garantam iluminação eficiente e que tome toda a superfície da mesa.

· Luminária Embutida

Foto: Arquivo Luminarea

  • A solução ideal para que busca uma decoração clean, por ser embutida, este tipo de luminária é discreta e moderna, como é instalada de forma interna no forro do teto, a luminária em si não se destaca e sim a luminosidade e o design luminotécnico que ela desenha no ambiente. Sabendo disso, ela é excelente para o uso em destaque ou realce de elementos decorativos nos cômodos. Dica extra: Em ambientes menores ou pequenos, como quartos, banheiros ou lavabos, é uma estratégia infalível para deixar o ambiente com muito charme e muito mais aconchegante.

· Arandela

Foto: Arquivo Luminarea

  • Com características semelhantes às luminárias embutidas, as arandelas são ótimas para trabalhar a luz de forma indireta, funcionando muito bem destacando peças decorativas, como quadros ou texturas de parede. Como tem instalação muito mais fácil que as embutidas, já que são presas na parede, esteticamente ela ajudará o ambiente a ficar mais charmoso e bem decorado (não se esqueça de alinhar o design da arandela ao projeto decorativo do ambiente, ok). A dica para este tipo de luminária é o uso em áreas da residência que pedem por aconchego, como quarto e sala de estar.

· Luminária pendente

Foto: Banco de Imagens

  • Com fixação no teto do ambiente, este tipo de luminária tem sua função explicada no nome, com isso, mesmo que existam modelos e designs mais discretos, este tipo de luminária sempre vai aparecer, sabendo disso, pense no uso dela interagindo com todo o projeto de decoração do local. Pensando em sua funcionalidade e uso, ela tem como principal objetivo o DAR FOCO, com isso, usualmente é utilizada colocada sobre mesinhas laterais ou outros tipos de móveis que casam com uma iluminação mais direcionada. A dica: se for utiliza-la sobre a mesa de cabeceira, não esqueça de manter uma altura de até 50cm, assim evitara que sua iluminação incomode quem estiver na cama.

· Luminária de chão

Foto: Banco de Imagens

  • O diferencial nesta luminária é a funcionalidade e a praticidade. Este tipo de luminária é ótima para quem não pode fazer uma reforma em casa e está querendo uma renovação na decoração através de iluminação e o design decorativo da peça já que ela não exige instalação, apenas uma fonte de energia e pronto. Peças de design moderno ou alinhado com o tema da decoração são, sem dúvida, uma forma de trazer um elemento decorativo estratégico para o ambiente. Dica: dependendo do modelo escolhido, serve para trabalhar luz indireta ou para dar foco.

· Abajur

Foto: Arquiteta Tuane Lopez

  • Outra luminária cuja funcionalidade mais evidente é a praticidade. O abajur é um dos tipos de luminárias mais conhecidos e utilizados por decoradores, arquitetos e pessoas comuns que buscam um elemento decorativo que tenha a função de iluminar uma parte do ambiente. Sua praticidade proporciona que seja colocado sobre superfícies variadas, porém, mesas de cabeceira ou mesas de canto são as mais usadas. A dica para o abajur é salientar que o uso ideal é que a luz utilizada nele contraste com a luz geral do ambiente.


Bem, é isso...

Esperamos que este conteúdo o ajude a facilitar a escolha da iluminação para a sua casa ou seu projeto. Clique aqui e preencha o formulário para acompanhar nossos posts e tenha mais dicas como estas e conheça as novidades do mundo da Luminotécnica e iluminação residencial, comercial ou corporativa. Caso queira um atendimento para o seu projeto, clique aqui e fale conosco


Até breve...


Fonte: Equipe Luminarea Indispensável, Gazeta do Povo e Viva Decora


Posts recentes

Ver tudo

LUMINAREA, INDISPENSÁVEL.

 

R. Antônio Miguel Pereira, 244 - Jd Faculdade - Sorocaba - São Paulo - Brasil - CEP 18030-250

Fone: (15) 3222 8646 - Whatsapp: (15) 97400 5814

E-mail: contato@luminarea.com.br

© 2020 por Luminarea, Indispensável.                                                                                                                                                By agenciaindbras.com