Buscar
  • Luminarea Indispensável Iluminação e Luminotécnica

ILUMINAÇÃO CIRCADIANA

Com a crescente busca por qualidade de vida no seu dia a dia através da criação de projetos arquitetônicos voltados para o novo cenário, onde passamos grande parte do tempo dentro de nossas casas, alguns conceitos de criação estão sendo utilizados no desenvolvimento de projetos arquitetônicos.

Imagem: Shutterstock


Um deles é a arquitetura biofílica, que utiliza elementos da natureza como plantas, pedras, água, para transformar espaços e trazer benefícios à saúde e ao bem-estar diário dentro da casa. Afinal, áreas e espaços que trazem elementos de vida natural são capazes de influenciar a mente humana de forma positiva.


O ser humano possui uma atração psicológica natural por tudo que é vivo e nos reconecta com o mundo natural externo, pois recarrega nossas energias.


Em breve falaremos mais sobre este conceito aqui no blog Luminarea, pois hoje o foco é a Luz utilizada nesses projetos.


E qual é esse tipo de iluminação?


Biologicamente, o corpo humano funciona como um grande relógio que percebe, através da interação com o meio ambiente em que se encontra, qual é a hora de acordar, de dormir, de fazer suas refeições etc.


Isso pode ser percebido, por exemplo, quando a noite cai, ou quando você permanece um período em um ambiente de penumbra e você começa a bocejar. Analisando através de outro exemplo, lembre-se que depois de ficar muito tempo em frente a um computador ou em uma mesma posição, você precisa se espreguiçar para sentir o seu corpo, de alguma forma, “se encaixar”. Isso acontece exatamente por conta desse relógio, popularmente conhecido como “relógio biológico”.


O relógio biológico responde diretamente às alternâncias entre o claro e o escuro, e esta reação esta ligada diretamente ao metabolismo que aciona e regula as funções vitais do nosso comportamento, como o sono, a temperatura corporal, os níveis hormonais e todas as demais funções que o corpo tem para funcionar da melhor forma.


A esta alternância da iluminação é dado o nome de Ciclo Circadiano, expressão do latim que significa circa (cerca) + diem (dia), ou seja, cerca de um dia.


Com isso, a iluminação circadiana é a forma de trabalhar a iluminação dos ambientes de uma forma que ela obedeça ao ciclo circadiano, e que procure aproveitar, por meio de projetos de iluminação bem planejados e estruturados, os benefícios que este ciclo oferece ao ser humano, como o controle da temperatura corporal e a produção de hormônios que aliviam o estresse, gerando bem-estar aos moradores daquela edificação.


Caso queira saber mais sobre este tipo de projetos de iluminação para os projetos de seus clientes ou par ao projeto de iluminação da sua casa, entre em contato conosco clicando aqui ou fale conosco pelo Whatsapp clicando aqui e um integrante de nossa equipe entrara em contato para tirar suas dúvidas.

Fonte: Instacasa e Equipe Luminarea

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo