Buscar
  • Luminarea Indispensável Iluminação e Luminotécnica

ILUMINAÇÃO 3D - CURIOSIDADES PARA SEUS AMBIENTES!


Foto: Recepção Clínica Ápice


Você sabia que existe uma forma de iluminação que realça e dá destaque aos objetos de um ambiente de acordo com sua função?


Isto é a Iluminação 3D!


Bem, quando falamos em 3D, lembramos imediatamente dos efeitos visuais em vídeos, filmes e jogos que busca trazer a sensação de profundidade em uma tela 2D.


Porém, quando pensamos em dimensões, temos de considerar que o termo 3D refere-se às três dimensões visuais: altura, largura e profundidade.


E essas dimensões só podem ser percebidas por nossos olhos através do trabalho de iluminação.

Ou seja, é a forma como a luz é distribuída em um determinado ambiente ou cenário que nos fará perceber as localização de um objeto ou pessoa está mais à frente ou atrás de um objeto e qual o tamanho deste dentro desse cenário.


Partindo desta premissa básica, ficará mais fácil entender como trabalhar o projeto de iluminação, seja residencial, seja comercial, de forma que o efeito 3D deixe algum objeto de decoração em uma sala ou um manequim em uma vitrine com mais destaque.



E O QUE É ILUMINAÇÃO 3D?


Retomando o conteúdo iniciado acima, a iluminação 3S é feita de forma que você trabalhe as 3 dimensões a seu favor.


Com isso, é uma forma de estratégia de iluminação que consiste em utilizar 3 fontes de luz distintas para iluminar uma pessoa, ou objeto, em uma cena dentro de um ambiente.


A técnica de iluminação 3D é muito utilizada em situações onde você precise de um impacto visual maior, como na filmagem de algo para a internet ou fotos e vídeos.


E a iluminação 3D é uma excelente estratégia para o caso de estar pensando em um ambiente comercial, como um restaurante, bar ou uma loja que precise de algum cenário para expor seus produtos e até mesmo num ambiente onde serão produzidos conteúdos áudio visuais, como:


  • fotografias;

  • filmes;

  • vídeos.


QUAIS AS VANTAGENS DE UTILIZAR ILUMINAÇÃO 3D?


A principal vantagem deste tipo de iluminação é a possibilidade de destacar um objeto dentro do ambiente ou cenário, de acordo com a atmosfera desejada para esse local.


E a grande "sacada" é distribuir essas três fontes de luz para dar profundidade à imagem de forma natural, ou seja, de modo que quem vê a cena, ambiente ou a imagem em questão não consiga perceber a aplicação da técnica.


COMO FUNCIONA A ILUMINAÇÃO 3D?


A técnica está na distribuição da iluminação associando as 3 dimensões citadas, ou seja, a intenção é eliminar a uniformidade da iluminação e utilizar o posicionamento das 3 fontes de luz de modo que se possa controlar a profundidade (dentre outros aspectos) na imagem que deve ficar em destaque.


Para entender como funciona a iluminação 3D é importante conhecer as 3 luzes básicas:


  • · Key Light ou Luz Principal

  • o Na iluminação 3D, a Key Light é com certeza a luz mais importante. Posicionada a frente do objeto ou pessoa a ser enquadrado, ou seja, é ela quem definirá a iluminação principal da imagem.

  • o Em geral é uma luz concentrada e focada diretamente nos itens ou pessoas no primeiro plano da imagem, causando sombras acentuadas apenas quando está ligada.

  • · Fill Light ou Luz de Preenchimento

  • o Na técnica de iluminação 3D a Fill Light é a luz lateral, ou seja, a luz que é posicionada ao lado do objeto ou pessoa que está sendo gravado.

  • o Sua finalidade principal é suavizar as sombras que são acentuadas pela Key Light, preenchendo os espaços “vazios” que causam essas sombras. Por isso o seu nome “luz de preenchimento”.

  • · Backlight ou Contraluz

  • o Como o próprio nome já diz, Backlight é a luz é posicionada atrás do objeto ou pessoa que está sendo enquadrado na imagem.

  • o Ela é responsável por causar a sensação da profundidade entendida como 3D, pois tem a finalidade de modelar através do realce dos detalhes, e é ela que deve evidenciar a distância entre o objeto/pessoa e o fundo do cenário.

  • o A Backlight é posicionada diametralmente oposta à Keylight e à Fill Light.


Dica INDISPENSÁVEL Luminarea: Se você esta montando uma loja, pense na sua vitrine montada desta forma, a visualização dos produtos/manequins ficará impactante, harmoniosa e vendedora.



COMO APLICAR A ILUMINAÇÃO 3D?


  • · Comece com a iluminação que tem menor efeito primeiro

  • Se você começar com a luz mais intensa, dificilmente conseguirá notar a diferença que a luz com menor efeito causa na imagem focada.

  • · Use o contraste a seu favor

  • O contraste é uma poderosa ferramenta e pode ser usado para elevar o tom dramático de suas fotografias.

  • Use cores quentes contra cores frias, ou use uma potente fonte de luz ao lado de fontes fracas. A criatividade é o seu limite.

  • · Crie uma composição

  • Não se limite apenas ao objeto principal da imagem. Utilize as luzes para guiar os olhos do visitante (ou de quem for ver as imagens) por todo o cenário até o seu foco principal.

  • A composição é a soma perfeita e natural de tudo que está enquadrado na image

  • m.

A iluminação 3D é muito utilizada em fotografia ou gravação de produtos. Mas também é muito utilizada para iluminar produtos em prateleiras, em vitrines de lojas que precisam destacar produtos em lançamento, e até mesmo bares e restaurantes, pois este tipo de criação visual faz parte da experiência do cliente em “viver” os conceitos da marca.


Os grandes bares e restaurantes se destacam (além de seus pratos, é obvio) por este clima único em seu ambiente para criar uma experiência marcante junto aos seus clientes.


Bem, é isso, neste conteudo esperamos que você tenha entendido o que é a iluminação 3D e ja possa pensar em como utiliza-la em seus projetos, seja de iluminação residencial ou comercial.


E se está com um projeto para uma empresa ou residência que precisa deste tipo de projeto de iluminação, clique aqui e converse com nossa equipe para ver como poderemos ajudar em seu projeto.


Fonte: Luminarea Indispensável e Eletro Energia Materiais Elétricos

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo