Buscar
  • Luminarea Indispensável Iluminação e Luminotécnica

CURIOSIDADES SOBRE LAMPADAS LED

LED (Lighting Emitted Diodes, que significa diodo emissor de luz)

Foto: Banco de imagens Luminarea


Quando o Led foi inventado?


Em 1962, o pesquisador Nick Holonnyak Jr., desenvolveu o primeiro LED capaz de emitir uma luz visível vermelha. LEDs de cores verde e amarelo não demoraram a aparecer, e a tecnologia ficou limitada a essas três cores durante décadas. O marco na aplicabilidade do LED aconteceu em 1993, quando o pesquisador japonês Shuji Nakamura inventou o primeiro LED azul de alta potência (ou LED de alto brilho). A partir deste ponto o LED entrou para o mundo da iluminação devido à sua notável economia de energia e vantagens em relação aos modelos de tradicionais de iluminação.

Com a evolução da tecnologia envolvida na montagem das lâmpadas LED, o IRC (índice de reprodução de cor) deste tipo de lâmpada ficou altíssimo, alcançando variações e intensidades de cores não previstos anteriormente.


Por que usar lâmpada Led ?


Diferentemente das outras tecnologias, o LED libera toda a energia em forma de luz. Isso garante sua eficiência luminosa e, além disso, evita o desperdício de energia elétrica gerando uma economia entre 75 a 95% no consumo energético em relação a outras tecnologias. Lâmpada LED é a melhor opção para substituição de lâmpadas comuns. E com a evolução da tecnologia e do volume de uso de lâmpadas LED, seu custo caiu e o valor de uma lâmpada com essa tecnologia pode ser recuperado rapidamente com a economia gerada, pois se economiza com a energia elétrica e com substituições, uma vez que uma lâmpada de LED pode durar mais de 10 anos.


Quais os benefícios de usar lâmpada LED?


  • Economia na conta de Luz, pois a lâmpada LED possui um baixo consumo de energia.

  • Não necessita substituições frequentes já que a vida útil de uma lâmpada LED é de 50.000 horas.

  • O descarte das lâmpadas LED prejudica bem menos o Meio Ambiente, pois não utiliza metais pesados e tóxicos e podem ser recicladas.

  • Não envia calor para o ambiente;

  • Baixa Degradação;

  • Acendimento instantâneo.


LED dura para sempre?


Estudos comprovam que apenas o LED, tem uma vida útil de mais de 100.000 horas, mas todo o sistema do LED o compromete, fazendo com que dure cerca de 50.000 horas. O LED tem uma depreciação de ± 15% quando chega a 50.000 horas enquanto outras fontes de luz artificial chegam até ± 40% ao fim da sua vida útil.


É verdade que o LED não esquenta?


Diferente das demais formas de luz artificial, a luz do LED não emite calor. Apesar do sistema de LED esquentar, o calor não é enviado para o ambiente com auxilio de dissipadores de calor embutido nas lâmpadas. Mas é necessário usar luminárias que permitem a circulação de ar.





Lâmpadas LED poluem o Meio Ambiente?


As lâmpadas LED não contém mercúrio como as demais lâmpadas. O seu descarte é bem menos prejudicial ao meio ambiente, uma vez que em sua composição não são utilizados metais pesados e tóxicos e 98% de seus materiais podem ser reciclados. Além disso, por serem lâmpadas que possuem uma vida útil bem superior a outros tipos, não necessita de troca constante, o que diminui o consumo e a quantidade de descarte.


Qual o percentual de economia de energia o LED oferece?


O LED oferece economia de 50% à 90%.


Por enquanto é isso, esperamos que, com estas informações, você possa entender melhor as vantagens e diferenças de uma lâmpada LED para as outras e com isso levar uma grande economia para dentro de seu projeto de iluminação.


Se precisar de alguma orientação para o seu projeto de iluminação, seja comercial, residencial ou corporativo, clique aqui e fale com nossa equipe.


Fonte: Luminarea Indispensável e LightIlumi

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo