Buscar
  • Luminarea Indispensável Iluminação e Luminotécnica

A influência das cores das paredes

Atualizado: Jun 22


Foto: Parceria de Iluminação no Projeto Estúdio ARK X4


A importância de um profissional, ARQUITETO, DECORADOR, DESIGNER DE INTERIORES.

Antes de ver as dicas que elaboramos abaixo, é de suma importância a contratação de um profissional especializado, que possa orientar e acompanhar o projeto, para que fique o mais belo possível.


No último conteúdo que criamos, descrevemos dicas para que você possa deixar o seu quarto lindo (caso não tenho lido, clique aqui para ler) e um dos tópicos que mais recebemos duvidas foi sobre o como fazer para ter uma melhor iluminação de acordo com a cor das paredes.


Pensando nisso, fizemos o conteúdo desta semana sobre a influência das cores nas paredes para a iluminação do ambiente.


A dica fundamental é usar as cores certas para cada ambiente de acordo com o uso.

A primeira dica é usar as cores claras nas paredes onde o ambiente terá uso de forma mais ativa pois as ondas de luz refletem nas cores claras, e por possuírem índice de reflexão maior, oferecem uma melhor iluminação para o ambiente, e trabalhando em conjunto com as fontes de luz corretas, elas podem estimular a sensação de amplitude ou relaxamento, de acordo com o objetivo de uso do ambiente.


Usar cores em tons pastéis poderá trazer agradabilidade e sensações menos intensas no momento do uso. Como ainda tem reflexão dos raios luminosos, cores intermediarias têm um índice de reflexão bom, mas as cores médias que tendem para o escuro poderão deixar o ambiente mais escuro do que o esperado. Então, atenção aos meio tons escuros.


Foto: Parceria na Iluminação do Projeto da Arq. Simone Guimarães - Ed. Dijon.


Já usar cores escuras nas paredes deixará o ambiente mais fashion. Mas fique atento! Caso opte por elas, deverá utilizar uma iluminação mais forte, pois as cores escuras absorvem mais luz, o que exige um fluxo luminoso maior das fontes de luz para iluminar o ambiente e, quanto mais escuro é o ambiente, mais luzes serão necessárias.



Foto: Banco de imagens Luminarea


Mais um fator que muda a dinâmica da luz no ambiente é o que você irá usar como item de decoração...

Quadros, flores em vasos ou qualquer outro tipo de decoração interferirá na forma como a iluminação funciona no ambiente, então, para que você possa ter uma informação mais completa, vamos às dicas de como usar a criatividade para contrastar luz com objetos decorativos. Algumas opções são:


  • Lustres: proporcionam iluminação direta. Além disso, valorizam a casa com o seu toque elegante e sofisticado;

  • Pendentes: auxiliam no destaque da luz principal do cômodo. São excelentes opções para mesas de jantar, cantos de leitura e cabeceiras de cama;

  • Spots: são pequenos pontos de luz embutidos no teto. Perfeitos para criar ambientes mais intimistas, dando ares românticos;

  • Arandelas: disponíveis em vários modelos, ficam lindas tanto em paredes compostas por quadros quanto em cantinhos de luz mais baixa. Ideal para relaxar.


Estas dicas facilitam muito a compreensão de como pode ser feita a iluminação de um ambiente.


Porém, um projeto de iluminação é melhor elaborado, desenvolvido e executado quando você tem a ajuda de um arquiteto, decorador, designer de interiores, ou um especialista em Luminotécnica que saberá exatamente os pontos a serem instalados, exaltando, assim, o melhor de cada ambiente.


Bem, agora que tem um conhecimento básico sobre o que fazer para ter uma boa iluminação nos seus ambientes, não perca mais tempo e inicie já os trabalhos! Sem dúvida uma mudança nas cores e na iluminação de um ambiente trará mais energia e uma nova vida ao local, pois, como foi falado nos posts anteriores, a iluminação é fundamental para os seus sentimentos, seja num ambiente de trabalho, comercial ou residencial.



Caso queira ver mais algumas dicas de nossa equipe, clique aqui. Caso queira que um de nossos Especialistas em Iluminação desenvolva um projeto especial para você, CLIQUE AQUI e solicite um atendimento de nossa equipe.


Fonte: Luminarea Indispensável.


#Iluminaçãoresidencial#ProjetoLuminoténico#LuminareaIndispensável

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo