Buscar
  • Luminarea Indispensável Iluminação e Luminotécnica

8 dicas para um bom projeto de iluminação comercial

Atualizado: Jun 22


Foto: Projeto Clinica Ápice


O estudo de iluminação para um estabelecimento comercial é muito mais que meramente estético... é uma das principais formas de ser trabalhado o ambiente de vendas de forma estratégica, pois a exposição dos produtos ficará mais interessante e estimulará os instintos de compra de seus clientes.


Ao criar um ambiente controlado, cria-se também uma “atmosfera” propicia para o reconhecimento dos produtos e facilita a circulação das pessoas de forma estratégica para encaminhar o cliente a um ponto específico, criando um fluxo inteligente de processo de compras.



Foto: Banco de Imagens Luminarea


Confira abaixo as 8 dicas criadas pela equipe de especialistas em iluminação da Luminarea para usar a iluminação como uma ferramenta estratégica junto ao cliente no seu estabelecimento:

  1. Evite muito brilho e altos níveis de contraste, pois isso pode causar cansaço e estímulos irritantes no cliente;

  2. Utilize a iluminação difusa para obter uma distribuição homogênea da luz para a iluminação geral;

  3. Cores transmitem emoções e influenciam a aceitação de um espaço:

  4. Lâmpadas com temperaturas de cor quentes fazem o ambiente parecer menor e aconchegante e com isso, o cliente tende a se sentir seguro e protegido.

  5. As lâmpadas com cores mais claras criam a sensação de bem estar, sendo adequada para iluminação geral.

  6. Diferentes temperaturas de cor devem ser usadas de maneira consciente e equilibrada na iluminação geral e vertical.

  7. Há diferenças de percepção em função do sexo, idade e perfil dos consumidores. Por isso, uma análise do comportamento do público alvo será uma boa estratégia para otimizar a forma como irá atender suas necessidades e expectativas.

  8. A vitrine é o primeiro e mais importante ponto de contato e atração do cliente com a loja. Não é necessário abusar do brilho. Uma iluminação sutil deve ser o suficiente para atrair a atenção do comprador.

  9. As prateleiras mais baixas passam despercebidas. Por isso, especial atenção a elas! Prateleiras com iluminação integrada são recomendáveis em todos os níveis.

  10. Dê atenção especial ao direcionamento da luz nas prateleiras.


Foto: Restaurante Yoshi´s


Bem, é isso... Nossa equipe utilizou todas as suas ferramentas técnicas e todo o seu “know How” de mais de 15 anos de atuação no mercado de iluminação residencial e iluminação comercial para desenvolver essas dicas.


Com elas, você já conseguirá fazer um grande avanço no ambiente criado dentro da sua loja!

Caso queira ver mais algumas dicas de nossa equipe, clique aqui. Caso queira que um de nossos Especialistas em Iluminação desenvolva um projeto especial para você, CLIQUE AQUI e solicite um atendimento de nossa equipe.



Fonte: Fórum da Construção, Equipe Luminarea Indispensável.

Posts recentes

Ver tudo